Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem o tecido conjuntivo, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Mas outros órgãos também podem ser acometidos como o coração, pulmões, rins, cérebro, olhos e pele. As doenças reumáticas podem ser de causa auto-imune (artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico), degenerativas (osteoartrites), infecciosas (artrites sépticas) ou metabólicas (gota).
Muitas vezes associadas ao envelhecimento, as doenças da reumatológicas podem acometer pessoas de todas as idades.
Alguns dos sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar, diminuição da flexibilidade da coluna, dificuldade para realizar tarefas básicas como escovar os dentes e pentear o cabelo e dores nas articulações que podem ser acompanhadas de inchaço e calor local.
Dores nas articulações, músculos e tendões são sintomas de doenças reumáticas. Mas também podem ser complicações de outras doenças e até de medicamentos.
Há outras patologias que o reumatologista estuda, diagnostica e trata que podem não causar dor, mas inflamações em órgãos extra-articulares acompanhados de sintomas sistêmicos.
O reumatologista tem a formação para identificar a causa da dor, conectar sintomas e sinais e orientar o melhor tratamento para seu bem estar.
Através do interrogatório, exame físico minucioso e exames complementares é possível esclarecer o diagnóstico reumatológico e realizar o planejamento terapêutico através da decisão compartilhada médico-paciente.
Além disso uma consulta reumatológica de excelência busca compreender, de forma individualizada, como a doença interfere na vida do paciente, tanto na sua autonomia, na capacidade laborativa e econômica, nos relacionamentos interpessoais e autoestima.
A abordagem de todos estes aspectos nos permite oferecer as melhores soluções para a resolução dos seus problemas.
Consulta médica: É a avaliação detalhada dos sintomas do paciente, e em conjunto com exames complementares, o estabelecimento do diagnóstico e planejamento terapêutico, baseado na decisão compartilhada entre paciente-médico, dando importância a individualização de cada caso.
Consulta médica domiciliar: A visita médica domiciliar é uma alternativa ao atendimento ambulatorial e visa amparar pacientes que tem dificuldade de locomoção ou estejam em isolamento domiciliar. A consulta médica é previamente agendada e no dia e hora marcados comparecemos ao endereço do paciente.
Acompanhamento vacinal: Desde a primeira consulta solicitamos que o paciente traga sua carteira vacinal a fim de atualizá-la e indicar as vacinas oportunas.
Terapia Imunobiológica: Consiste na indicação de medicamentos desenvolvidos por sofisticadas técnicas de engenharia genética, indicadas para tratamento de doenças reumáticas e auto-imunes.
Infiltrações articulares: São importantes opções para tratar algumas doenças. Trata-se de infiltração intra ou periarticulares de corticóides ou em casos selecionados de viscosuplementos (derivados de ácido hialurônico) intra-articular.
Perícia Médica: É um procedimento que tem por finalidade emitir um laudo sobre questões médicas, mediante exame, indagação, vistoria, avaliação e certificação, sem a finalidade de intervenção no processo de saúde-doença, embasada no contexto legal.
É o tipo mais comum de artrite inflamatória atingindo 1% da população. Pode envolver qualquer articulação e causa dor, inchaço e rigidez principalmente pela manhã. É uma doença que pode causar importante deformidades com perda funcional permanente. Em 30% dos casos pode ocorrer inflamações concomitantes de olhos, músculos, nervos, coração e pulmão.
É uma doença na qual há uma produção de anticorpos e deposição de imunocomplexos (moléculas constituídas de anticorpos+antígenos) que passam pelos vasos sanguíneos e se depositam em vários órgãos causando inflamação nas articulações, coração, pele, pulmões, rins, sangue. Atinge mais frequentemente mulheres em idade fértil.
São grupo de doenças que inflamam a coluna e as articulações periféricas. Podem estar associadas a doenças de pele como psoríase, doenças no intestino que causam diarréia e doenças genitourinárias.
Diferente de outras doenças reumáticas, podem ser mais comuns em homens.
É uma condição crônica do esqueleto, frequentemente assintomática, em que há perda do tecido ósseo. É a maior causa de fratura na terceira idade.
Doenças crônicas, uso de corticóides e outros medicamentos (anticonvulsivantes, anticoagulantes, remédios para tireoide), tabagismo e menopausa são fatores de risco para esta doença.
Das doenças articulares a artrose (ou osteoartrite) é a mais comum. Causa um impacto importante na vida do paciente podendo causar incapacidade física. Ocorre em pessoas especialmente acima dos 65 anos.
Em mulheres é mais comum em joelhos e mãos e em homens em quadril e coluna. Em estágios iniciais causa dor ao iniciar o movimento mas com a progressão a dor pode se manter também ao repouso.
É uma forma comum de dor generalizada, acompanhada de fadiga e alterações na qualidade do sono. Pode estar associada a outros sintomas como distúrbios do humor (ansiedade e depressão), enxaquecas, dores abdominais e alergias.
A fibromialgia pode mimetizar outras doenças como hepatites, doenças da tireóide e outras patologias reumáticas.